© 2018 por Musicar | Festival de Música infantil . 

Este projeto é realizado com recursos da Lei de Incentivo à Cultura do DF

SOBRE O MUSICAR

Musicar nasceu da junção de música com ar, elementos essenciais da vida. Palavra que parece inventada, dessas encantadas que, vez por outra, saem da boca de nossas crianças-poetas, muito bem definidas por Manoel de Barros como "as mais originais mestras, que brincam de inventar a linguagem e compreendem, como o poeta, o reino da despalavra". Musicar é verbo, vivido em tempo presente, no aqui e agora, de forma inteira, como é o modo de estar no mundo e de brincar das crianças.


Em nossa segunda edição no CCBB Brasília, sempre voltados para crianças de todas as idades – e também para os adultos que mantêm a infância nos olhos –, convidamos todos a explorar os sons em suas lúdicas manifestações musicais, em apresentações ao vivo, vivências de música, artes, brincadeiras, contação de histórias, oficinas educativas, rodas de conversa e mostra de filmes.

 

Crescido e multiplicado – ficamos quatro vezes maiores, e com as ideias ainda mais livres pra voar pela imaginação dos pequenos –, o festival agora traz, em dez dias dedicados à música na infância, mais de 20 shows de grupos brasileiros e quase 50 vivências e oficinas musicais conduzidas por integrantes desses grupos e por educadores e artistas convidados. O lindo e convidativo gramado integrado ao prédio está disponível para as crianças brincarem e se relacionarem com a música em meio à natureza, com instalações sonoras, brinquedos tradicionais, espaço de leitura e de acolhimento para os bebês e uma feirinha de comidas e bebidas e de objetos e instrumentos musicais infantis.

 

A programação foi estruturada para, no prazeroso convívio entre as crianças e suas famílias, apresentar uma amostra da excelente qualidade da música infantil que tem sido feita por músicos brasileiros. Reunimos grupos, artistas e educadores que, em constante processo de invenção, exatamente como é a infância, reelaboram criativamente as matrizes da cultura brasileira – rurais e urbanas – com resultados envolventes e de alto nível estético.


Convidamos vocês a voar pelos ares da música: escutem as cores, desenhem as notas, dancem os sons! E sejam bem-vindos!

 

Bebel Nicioli

Idealizadora e diretora artística do Musicar