Musicar é um encontro da música com a infância. E, assim, da música com tudo que está dentro da criança e a constitui: a criação, a brincadeira, os sentimentos, a capacidade de construir e transformar sentidos, a liberdade e a espontaneidade. Palavra que parece inventada, dessas encantadas que, vez por outra, saem da boca de nossas crianças-poetas, musicar é verbo, vivido em tempo presente, no aqui e agora, com inteireza, como é o modo de estar no mundo e de brincar das crianças.

 

Em seu terceiro ano de existência e depois de três edições de grande sucesso no CCBB Brasília (em 2017, 2018 e 2020) e uma no CCBB BH (2020), Musicar voa mais um pouco, lá para as nuvens (!), e pousa desta vez dentro da sua casa!

 

Sempre voltados para crianças de todas as idades – e também para os adultos que mantêm a infância viva dentro de si –, convidamos todos a explorar os sons em suas lúdicas manifestações musicais, em apresentações ao vivo, vivências de música, artes, brincadeiras, instalações sonoras e oficinas educativas. Potencializamos aqui uma característica inata no ser humano e presente antes mesmo do nascimento, que é a sua ligação com o universo sonoro, e a importância da música na relação que estabelecemos com nós mesmos, com o outro e com o mundo à nossa volta.

 

Musicar na Nuvem surge como alternativa a este momento que atravessamos, propondo um formato de festival 100% on-line. De 10 de outubro a 15 de novembro, reuniremos na plataforma digital do festival conteúdos musicais criativos e de qualidade de artistas brasileiros, moçambicanos e latino-americanos para as crianças e famílias mergulharem no universo dos sons de suas próprias casas.

 

Nesta nuvem simbólica (trocadilho que remete ao “ambiente” em que os materiais são arquivados digitalmente e, ao mesmo tempo, a este elemento da natureza presente na identidade visual do festival desde sua primeira edição e que faz alusão aos vôos das crianças pelos ares da música), o público poderá explorar o som e suas múltiplas possibilidades em quatro eixos de atividades: shows, oficinas, podcasts infantis e webinars (este último voltado para os adultos: uma reflexão sobre a música e o brincar na infância com pesquisadores e educadores desta área). 

 

A programação, este ano enriquecida pela participação de artistas internacionais (de Moçambique, México e Cuba) contempla ampla diversidade de propostas estético-musicais e de estímulo à sensibilidade e inteligência das crianças. 

 

Considerando o papel essencial que a comunicação virtual tem desempenhado no momento histórico que atravessamos, a ideia é construir um canal lúdico e consistente pensado para as crianças se envolverem ativa e criativamente no fazer musical: ouvindo, criando, desenhando, interagindo, dançando etc. O canal no YouTube Musicar na Nuvem será um disparador para as brincadeiras musicais que podem acontecer para além da tela e da internet, como forma de enriquecer culturalmente o cotidiano das famílias como um todo.

Entendendo a expressão musical como parte fundamental da vida e da formação do sujeito, nosso intuito é proporcionar às crianças o contato com a multiplicidade e diversidade de linguagens, repertórios e vivências, de forma que possam se envolver criativamente – na brincadeira, no prazer da livre expressão, escutando, criando, dançando, tocando, percutindo o corpo, cantando, entre outros – com uma música em constante processo de invenção, exatamente como é a infância.

 

Bebel Nicioli

Diretora Artística e Idealizadora do

Musicar – Festival de Música Infantil

O Ministério do Turismo e o Banco do Brasil apresentam a primeira edição totalmente on-line do Musicar – Festival de Música Infantil, que leva ao público mais de cinquenta atrações voltadas para toda a família. 

 

A programação inclui shows de artistas consagrados no cenário musical infantil brasileiro e internacional, vivências musicais nas oficinas e brincadeiras, contação de histórias nos podcasts para as crianças e um ciclo de webinar para adultos, onde família e educadores conversam sobre música, brincadeiras e infância. 

 

O Musicar já realizou algumas edições no CCBB Brasília e Belo Horizonte e estrearia presencialmente este ano nos CCBBs São Paulo e Rio de Janeiro, mas, com o isolamento social, a programação foi transposta para o ambiente digital de forma inédita. O Festival agora oferece a oportunidade das crianças e famílias de todo o Brasil poderem experimentar o contato lúdico com a música, estimulando a inteligência e a sensibilidade.

 

Com a realização deste projeto, o CCBB traz ao público o contato com a música em sua multiplicidade de linguagens, além de reforçar seu comprometimento com a diversificação e o acesso à cultura.  

 

                                                                                                                                                                                                                                                Centro Cultural Banco do Brasil

Musicar 2020

brasília

Musicar 2017

Musicar 2018