MUSICAR | EDIÇÃO 2020

Musicar é um encontro da música com a infância. E, assim, da música com tudo que está dentro da criança e a constitui: a criação, a brincadeira, os sentimentos, a capacidade de construir e transformar sentidos, a liberdade e a espontaneidade. Palavra que parece inventada, dessas encantadas que, vez por outra, saem da boca de nossas crianças-poetas, musicar é verbo, vivido em tempo presente, no aqui e agora, com inteireza, como é o modo de estar no mundo e de brincar das crianças.

Em seu terceiro ano de existência e depois de duas edições de grande sucesso no CCBB Brasília (em 2017 e 2018), Musicar voa mais um pouco e pousa desta vez nas quatro unidades do CCBB – Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo. 

​Sempre voltados para crianças de todas as idades – e também para os adultos que mantêm a infância viva dentro de si –, convidamos todos a explorar os sons em suas lúdicas manifestações musicais, em apresentações ao vivo, vivências de música, artes, brincadeiras, instalações sonoras e oficinas educativas. Potencializamos aqui uma característica inata no ser humano e presente antes mesmo do nascimento, que é a sua ligação com o universo sonoro, e a importância da música na relação que estabelecemos com nós mesmos, com o outro e com o mundo à nossa volta.

A programação foi estruturada para, no prazeroso convívio entre as crianças e suas famílias, apresentar uma amostra da excelente música infantil que tem sido feita por músicos brasileiros. Reunimos grupos, artistas e educadores que reelaboram criativamente as matrizes da cultura brasileira – rurais e urbanas – com resultados envolventes e de alto nível estético.

Entendendo a expressão musical como parte fundamental da vida e da formação do sujeito, nosso intuito é proporcionar às crianças o contato com a multiplicidade e diversidade de linguagens, repertórios e vivências, de forma que possam se envolver criativamente – na brincadeira, no prazer da livre expressão, escutando, criando, dançando, tocando, percutindo o corpo, cantando, entre outros – com uma música em constante processo de invenção, exatamente como é a infância.

 

Bebel Nicioli

Diretora Artística e Idealizadora do

Musicar | Festival de Música Infantil

ENDEREÇOS

 

CCBB BRASÍLIA

SCES, TRECHO 2, BRASÍLIA, DF

TEL (61) 3108.7600

CCBB BH

PRAÇA DA LIBERDADE, 450

BELO HORIZONTE, MG

TEL (31) 3431.9400

CONTATOS CCBB

 

Central de Atendimento BB

4004 0001 ou 0800 729 0001

SAC

0800 729 0722

Ouvidoria BB

0800 729 5678

Deficientes Auditivos ou de Fala

0800 729 0088

REDES SOCIAIS 

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco